A Cia Carroça de Mamulengos é uma trupe itinerante que, há 40 anos, viaja o Brasil apresentando sua arte. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços, a família Gomide já alcança sua terceira geração. Pais, mães, filhos, netas, noras e genros vivem o desenvolvimento de uma arte que dialoga com a cultura popular do Brasil e do mundo.

Nesses quase 40 anos de história, a Cia Carroça de Mamulengos participou de turnês e festivais em todo país, ministrou diversas oficinas e vivências, se apresentou em teatros, praças, feiras, ruas  – sempre desenvolvendo laços de afeto e troca com seu público. O picadeiro, para essa família, é sagrado, a extensão do próprio lar.

O grupo reúne em seu repertório as seguintes montagens: O Benedito (1980), Mamulengo é Terno Divino (1981), Seja Noite ou Seja Dia, Viva o Palhaço Alegria (1982), Barraca da União (1984), A Engenhosa História da Vida (1990), Os Quatro Elementos (1992), Histórias de Teatro e Circo (1996), Afilhados do Padrinho (2002), Felinda (2010), Pano de Roda (212), e Janeiros (2015), Passarinhos (2018).
 

 

Representantes no Encontro

 
Schirley França
Nasceu em Brasília (DF) e começou a trabalhar com teatro 1979. Conheceu o Carroça de Mamulengos 1982, na passagem da companhia pela Capital Federal. Mãe de Maria, Antonio, Francisco, João, Pedro e Matheus, Isabel e Luzia, gerou e criou todos os filhos viajando pelo Brasil e se apresentando por ruas, praças e teatros. É o núcleo central da companhia, zelando pela organização e harmonia geral da família. Estudante de pedagogia na UFF, é brincante, bonequeira, artesã, contadora de histórias e educadora.

Maria Gomide
Natural de Natal (RN), é atriz, musicista arte-educadora e terapeuta em medicina chinesa. Compõe a direção da Cia Carroça de Mamulengos. Há 20 anos, trabalha pela valorização das culturas populares,  desenvolve metodologias de aprendizado com base nos saberes de tradição oral, integrando grupos e comunidades através da cultura da educação e da saúde. Desde 2013, pesquisa a Arte do Cuidar, através das ciências de saúde integral em diálogo com as culturas populares. Formada na escola Neijing de Medicina Chinesa, com sede na Espanha, é cromoterapeuta e aromaterapeuta, com formação no IBRA (instituto Brasileiro de Aromatologia). Utilizando as terapias complementares, desenvolve trabalho de acompanhamento gestacional em partos de alto risco.

Ana Gomide
É filha de Maria Gomide. Nasceu no Rio de Janeiro, em 2013, e está em cena desde a gestação. É a terceira geração da Carroça de Mamulengos em cena e cresce brincando a palhaça Quinquinha e a burrinha Fumacinha.

 

Oficina: Casa de mãe, escola de filhos

 
A oficina parte do encontro com três gerações de brincantes da Cia Carroça de Mamulengos: Schirley (a avó), Maria (a filha) e Ana (a neta). Juntas, as três vão conduzir uma vivência com contação de histórias, brinquedos populares, música e brincadeiras. Um diálogo a respeito da transmissão oral de saberes, tendo a arte presente na vida como um fio condutor de aprendizados.
 

Receba notícias

Receba notícias

You have Successfully Subscribed!

Share This