A Parabolé Educação e Cultura é uma casa de soluções culturais dotada de interesse artístico, educacional e social. É composta por arte-educadores e produtores culturais que se dedicam à promoção da arte e à formação artística por meio de ações nas áreas da música, literatura, artes cênicas e pesquisa em cultura popular brasileira. Seus espetáculos, oficinas e projetos culturais utilizam referências estéticas contemporâneas e, concomitantemente, evocam conteúdos pertencentes às tradições populares.

Fundada em 2008, a Parabolé já idealizou e produziu mais de 50 projetos culturais, dentre os quais estão 3 filmes, 1 série televisiva, 15 discos, 12 livros e 12 espetáculos infantis. Valendo-se da integração de diversas linguagens artísticas, o grupo dedica-se a construir novas formas de abordagem da promoção cultural, estreitando o laço entre os campos da cultura e da educação.

 

Representante no Encontro

 
Nélio Spréa
É professor, produtor artístico e músico. Possui doutorado (2018) e mestrado (2010) em Educação, pela Universidade Federal do Paraná. É graduado em Educação Artística – Habilitação em Música, pela Faculdade de Artes do Paraná (1999). Integrou diferentes grupos artísticos entre 1998 e 2008, como Mundaréu, Caxaprego, Escola do Ator Cômico e Malasartes. É autor de livros, CD’s e filmes para crianças. Realiza pesquisas nos campos da arte-educação, sociologia da infância, música popular, culturas populares e culturas da infância, as quais servem de referência na elaboração de cursos, palestras, projetos culturais, espetáculos, roteiros audiovisuais e textos literários. Em 2008, fundou a Parabolé Educação e Cultura, instituição dedicada ao desenvolvimento de projetos culturais e produções artísticas dirigidas, principalmente, a escolas e instituições socioassistenciais.

 

Oficina – Voz, mão, criança e criação

Oficina que explora a prática dos jogos de mãos, folguedo folclórico tradicional que faz parte do repertório lúdico de crianças brasileiras pertencentes a distintos caldos culturais. Além de praticar alguns jogos, os participantes poderão notar seus aspectos literários, musicais e coreográficos. Cada criança poderá criar um novo jogo, alterando parlendas e coreografias conhecidas ou inventando novos versos e movimentos.

Acompanhe, nesse vídeo de produção da Parabolé, um pouquinho do quem vem na oficina:
 

Receba notícias

Receba notícias

You have Successfully Subscribed!

Share This